sábado, 22 de maio de 2010

Restaurante da Estufa - Campinas decor 2010

O Cria Arquitetura está presente na Mostra Campinas Decor 2010 com o ambiente “Restaurante“.

Neste projeto a sustentabilidade está alinhada à preservação do patrimônio his-tórico, já que sua área de aproximadamente 220m² ocupa o Prédio da Estufa do IAC.
A estufa funcionou até os dias de hoje como abrigo para os experimentos agronômicos no IAC e seu edifício foi restaurado para receber o restaurante, um espaço dedicado a divulgação das práticas mais sustentáveis junto aos clientes e usuários do setor da construção.
 
 
A principal premissa deste projeto é a integração da arquitetura sustentável com uma linguagem contemporânea.
Um cuidado especial na escolha dos materiais tem papel fundamental na qualidade do ambiente. Este ganha um clima acolhedor e aconchegante, pela predominância de tons naturais e iluminação.
A dinâmica do espaço é determinada pelo uso de elementos em simetria bilateral, derivada da linguagem mais clássica presente na edificação. Esta simetria consiste na distribuição equilibrada de elementos semelhantes ao redor de um eixo comum, sendo uma forte presença em contraponto ao caráter contemporâneo do design de interiores.


Todos os produtos especificados, além de causarem menor impacto ambiental, proporcionam um espaço muito mais agradável onde se destacam:
  •  Um ambiente livre de COV’s, utilizando produtos como tintas e vernizes sem solventes; 
  • Iluminação eficiente e adequada proporcionada pelo uso de luminárias em LED. O raio luminoso é livre de UV e calor, proporcionando maior conforto térmico à edificação, o que também contribui para a redução do consumo energético e gera economia de até 80 %;
  • Incentivo ao consumo consciente e comércio solidário apresentando: pe-ças artesanais com valor agregado, matéria-prima local, uso de técnicas tradicionais, peças cerâmicas, tapete artesanal e objetos decorativos;
  • Produtos naturais de fontes renováveis como: tecidos naturais produzidos regionalmente por industria limpa, uso de fibras naturais no mobiliário;
  • Produtos reciclados industrializados, como a bancada de resina ECO, produzida a partir de óleo de milho + 75% de conteúdo reciclado, em substituição à pedras naturais;
  • Parede de Taipa de Pilão ou Terra Estabilizada Compactada, recebe esta denominação por ser uma mistura de terra arenosa e cimento (estabilizante). Compactada em formas proporciona beleza, baixo custo e durabilidade.




    Nenhum comentário: