segunda-feira, 24 de maio de 2010

Restaurante Campinas Decor 2010 - Iluminação


Para reduzir o consumo de energia, praticamente toda a iluminação do Restaurante foi desenvolvida com perfis de LED pela Tairis, proporcionando uma iluminação eficiente e adequada.
LED é a sigla para Light Emiting Diode, ou seja, Diodo Emissor de Luz,  uma fonte de luz que utiliza um semicondutor com passagem de corrente elétrica. Ele proporciona iluminação de alta potência, porém com redução no consumo de energia de 60%, comparado ao sistema de mercúrio. O Led não emite calor, também é livre de metais pesados e com vida útil de 50.000 horas (11 anos).
Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome, em contra partida as lâmpadas LED convertem a partir de 40% e essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.
A tecnologia com iluminação a Led pode ser aplicada em diversos projetos de iluminação, como em residências, ambientes comerciais, ruas, praças e usos específicos em bibliotecas, museus e adegas. Estão disponíveis em gama de cores, podendo variar desde ultravioleta até o infravermelho, com melhor reprodução de cores. O índice de reprodução de cores no sistema Led é de 70% enquanto um sistema de sódio é de apenas 25%.


No restaurante foram utilizados 3 temperaturas de cores diferentes, de acordo com o efeito desejado. No salão, os 3 perfis fixados na estrutura da cobertura logo acima das mesas com led na cor mais amarela, dão um clima mais aconchegante ao espaço. A cor branca foi usada como iluminação indireta e rebatida no o teto pela parte de cima do mesmo perfil fixado na estrutura da cobertura. A cor neutra foi empregada para dar destaque ao nicho do bar e à parede de taipa, ambos iluminados com fita de LED.

Toda a iluminação decorativa, como pendentes e colunas, foi fornecida pela Interluz.

Nenhum comentário: