sábado, 22 de maio de 2010

Programa Madeira Urbana - lançamento no Restaurante Campinas decor 2010


O Cria arquitetura sempre procura promover o uso consciente da madeira e esse ano tivemos a oportunidade de participar do lançamento do Programa Madeira Urbana utilizando no restaurante, uma linha inédita de mobiário desenhada por nós e pelo designer Paulo Werneck e executado pela Modelo Móveis.

O uso consciente da madeira contribui efetivamente na criação de ambientes sustentáveis. Além de ser um material renovável, ela tem propriedades únicas de absorção de dióxido de carbono. Com a fotossíntese a árvore transforma os gases causadores de efeito estufa (co²) em biomassa (madeira). Usando esta matéria-prima como produto acabado garantimos a formação de estoques que neutralizam a ação dos gases cau-sadores do efeito estufa na atmosfera.
No restaurante, todo o mobiliário foi desenvolvido dentro do Programa Madeira Urbana que tem por objetivo certificar a origem de produtos que utilizam madeiras provenientes de reaproveitamento, queda, poda ou cortes autorizados de árvores que compõem as paisagens urbana e rural.



Inserindo o código dos selos no site do programa http://www.madeiraurbana./com.br é possível rastrear a origem da madeira como também a quantidade de carbono retido retirado da atmosfera durante o crescimento da árvore. Para o transporte e estocagem da madeira é obtida autorização nos órgãos ambientais competentes e todos os documentos são auditados pelo programa. Todos os cortes de árvores são compensados com o plantio de 1 a 25 árvores por unidade.

O uso da madeira urbana demonstra o devido respeito a história das árvores que permanecem vivas na forma de peças certificadas. As cadeiras deste restaurante foram confeccionadas com Abacateiros, os sofás com Fícus e Araucária, o bar também com Araucária e as mesas com Sibipiruna, todos provenientes de queda ou extração autorizada de árvores que compunham a paisagem de Campinas.



2 comentários:

Anônimo disse...

Show adorei o designer.
A execução tambem esta perfeita, parabens MODELO MOVEIS.
Ja trabalhei com eles, e o profissionalismo é muito grande

Daniel Cruz disse...

Fantástico! Vcs são maravilhosas... quero trabatalhar no CRIA! rsrsrs