sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Maior prédio comercial movido a energia solar do mundo é inaugurado na China

     A China inaugurou em Dezhou, no noroeste do país, o maior prédio comercial movido a energia solar do mundo. O empreendimento, conhecido como Altar do Sol e da Lua, possui cinco leques de painéis solares instalados na cobertura, que ocupam uma área de cinco mil m², gerando 95% da energia necessária para o local.
     O edifício de 75 mil m² abrigará escritórios, centros de pesquisa científica, salas de reunião e treinamento, um centro de exposições e hotel. Além dos painéis solares, que economizam mais de 30% mais energia do que a meta de economia estipulada pelo governo, a concepção do projeto do prédio também foi ecoeficiente, exigindo apenas 1% da quantidade de aço que foi utilizada na construção do Ninho do Pássaro, um dos estádios olímpicos de Pequim.
     Já com relação ao design, segundo o governo chinês, o prédio é inspirado em um relógio de sol e nos caracteres chineses para sol e lua. A cor branca adotada na fachada simboliza energia limpa, além de ajudar a refletir a luz do sol, reduzindo o calor.
     O prédio será sede do 4º Congresso Mundial sobre Cidades Solares, que será realizado em 2010.


Empreendimento é conhecido como Altar do Sol e da Lua

Painéis geram 95% da energia necessária para o edifício

Cinco leques de painéis solares ocupam área de cinco mil m²

Cor branca da fachada simboliza energia limpa, além de ajudar a refletir a luz do sol, reduzindo o calor


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Blog do CBCS

Acompanhe o CBCS no Blog http://cbcsnoticias.blogspot.com/
Esse é um sistema que queremos especificar para a próxima obra.... acho q a embalagem e fixação das embalagens PET com um filme plástico, possibilitam que em uma futura demolição, as garrafas possam ser separadas e reutilizadas ou recicladas....

Lajes Pré-Fabricadas Treliçadas que utilizam garrafas Pet descartadas como elementos de enchimento em substituição às lajotas cerâmicas e EPS (isopor).
 
A utilização das garrafas PET soltas em painéis treliçados, sempre apresentaram irregularidades na altura necessária de capeamento e nervuras da laje, devido sua movimentação durante a concretagem.
Provocavam também aumento elevado no consumo de concreto, exatamente na “zona neutra” da laje,aumentando o peso próprio sem gerar nenhum beneficio.

A grande inovação, que na realidade é um aprimoramento do sistema, foi a fixação das garrafas pet em uma base com filme plástico, evitando sua movimentação durante a concretagem em obra.



Viabilidade Técnica:

A utilização de “elementos de enchimento” com materiais inertes, maciços ou vazados, esta prevista em Norma NBR14859-1, cuja resistência deve suportar carga mínima de ruptura de 0,7 KN.

Deve ser alertado que, quando se utilizar tão somente garrafas pet, o acabamento inferior não será uniforme, para fazer o acabamento “liso” é necessária a utilização de placas de gesso ou de uma tela, fixada nas vigas, que permite a aderência do reboco ou chapisco.

Todavia, verificou-se que as garrafas pet, utilizadas pelo processo da Salema, apresentara maior capacidade de resistência comparada ao eps utilizado no mercado.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Idéias inovadoras

O papel da tecnologia na transformação da sociedade a um modelo mais sustentável, é questionada no sentido de ser solução única para árdua tarefa. Porem é inegável que viabilize soluções inovadoras, capazes de mitigar os problemas atuais relacionados aos impactos ambientais das atividades humanas.
Atualmente podemos conferir essas inovações no desenvolvimento de produtos e serviços de diversas empresas em todo mundo, mas essa semana dois "produtos" em especial chamaram a atenção, e motivaram esse post, por envolver questões de mobilidade urbana e reaproveitamento de água da chuva. Portanto linkamos a seguir o site da empresa responsável por essas duas idéias e um artigo relacionado, para uma leitura mas completa dos cases.

Ciclovia Virtual: um projetor a laser acoplado a traseira da bike desenha na superfície pecorrida o símbolo universal dos ciclistas. A ciclovia segue a bike.











Raindrops: desenhado para um competição de design, com o tema pobreza, o sistema tenta resolver o problema do fornecimento de aguá limpa em comunidade mais carentes de infra-estrutura. Através de um plug e um pilar, o usuário reutiliza garrafas pet para captar aguá da chuva para uso diverso.








http://www.altitudeinc.com/ (empresa responsável)


Campinas Decor 2010 em busca das parcerias...

Até esta semana fechamos várias parcerias bacanas para o fornecimento de produtos e materiais para nosso espaço na Campinas Decor 2010.
Ainda estamos aguardando algumas respostas importantes
Até o final do ano vamos publicar uma lista com os fornecedores parceiros!
Aguardem.....

Abaixo algumas imagens clicadas por Marcelo Hobeika, arquiteto que será responsável pelo restauro do prédio da Estufa, juntamente com  a arquiteta Izilda Moraes.




quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ecobuild 2010


Ecobuild, um dos maiores eventos internacionais de construção sustentável, ocorrerá em Março de 2010 em Londres, Inglaterra.
O evento integra aprendizagem formal com experiência prática, pois além de palestras e seminários, conta com aproximadamente 850 espoxitores de produtos sustentáveis.
A inscrição é grátis e pode ser feita através do site http://www.ecobuild.co.uk/


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Campanha greenpeace





Foto: Greenpeace/Divulgação
Presidente Lula foi criticado em outdoor com os dizeres "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos"


O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi citado em uma campanha organizada pelas ONGs ambientais Greenpeace e TicTacTicTac que critica a falta de ações de líderes mundiais para travar o aquecimento global. O protesto, realizado em Copenhague, na Dinamarca, ocorre há menos de uma semana da Cúpula sobre Mudança Climática, que será realizada de 7 a 18 de dezembro.
Em outdoors espalhados pelas ruas, com os dizeres "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos", as lideranças aparecem mais velhas e arrependidas no ano de 2020.

Além de Lula, também foram lembrados os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da França, Nicolas Sarkozy, da Rússia, Dmitry Medvedev, e os Chefes de governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, da Inglaterra, Gordon Brown, e da Alemanha, Angela Merkel.

"Esperamos que estes anúncios prevejam um futuro errado - um futuro em que os líderes mundiais olham para o passado, para uma cúpula que falhou, com uma atitude de 'podia, deveria'. Ainda há tempo para mudar o futuro", afirmou o Greenpeace em seu site. "Para que as lideranças evitem arrependimentos, a nossa receita é: alcancem um acordo justo, ambicioso e vinculativo para salvar o planeta", alertou a ONG em comunicado.

fonte: Terra notícias

Coleta de lâmpadas usadas na La Lampe

Lojas funcionam como ponto de coleta de lâmpadas usadas.

Sustentabilidade é a palavra de ordem em nosso mundo contemporâneo. Preocupada com esta questão, as lojas da Lampe em todo o Brasil estão funcionando como ponto de recebimento e coleta de lâmpadas fluorescentes usadas. Todo o material recolhido será descontaminado e encaminhando para a reciclagem.

A execução do projeto foi possível graças a uma bem sucedida parceria com a empresa Trampoo, ligada ao CIETEC – Centro Incubador de Empresas de tecnologia da USP-SP, que atua na gestão de serviços de descontaminação de lâmpadas que contenham mercúrio.

A proprietária da La Lampe em Campinas, Luciana Cruz, afirma que esta iniciativa é parte integrante das diretrizes da empresa, que incentiva as práticas sustentáveis. Segundo ela, mesmo não atuando diretamente nas etapas produtivas, a La Lampe tem consciência de sua responsabilidade social. Por intermediar a venda dos produtos ao mercado, a empresa tem condições de estimular este elo tão importante entre os pólos da cadeia.

Para Luciana, esta medida reitera o comprometimento da La Lampe com os princípios básicos da sustentabilidade, com vistas à preservação do meio ambiente e da saúde pública, contribuindo para evitar que os chamados materiais pesados das fluorescentes sejam lançados em lixões, contaminando assim os lençóis freáticos e os mananciais.

Em Campinas, o ponto de recebimento das lâmpadas está instalado na La Lampe localizada na rua Emílio Ribas, 984, Cambuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3253-3502.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Evento NIPE/Unicamp - Energia Solar Térmica de Baixa Temperatura



Dias 03 e 04 de Dezembro de 2009
Auditório da Biblioteca Central da Unicamp
Campinas-Sp

O Evento irá reunir especialistas para apresentar propostas e debater questões técnicas e políticas para nortear a ampliação do uso da energia solar para aquecimento de água para as condições brasileiras, implementando a comunicação e a divulgação do atual desenvolvimento tecnológico das energias térmicas de baixa temperatura no Brasil. É dirigido aos agentes envolvidos no setor energético brasileiro tais como pesquisadores, universidades, ONGs, associações e federações, empresas públicas e privadas, instituições governamentais dentre outros.

Temática Geral

A utilização da energia solar para aquecimento de água para baixas temperaturas e as ações e estratégias desenvolvidas para a sua disseminação.

Temáticas Específicas

A) Aquecimento de água (residências uni e multi familiares; hotéis, hospitais, clubes, indústrias, etc) e o de piscinas e vestiários:
B) Utilização da energia solar para geração de calor Industrial de baixa temperatura.;
C) Mercado para a adoção da energia solar em baixas temperaturas;
D) Tecnologias existentes, integração com outros sistemas;
E) A integração de tecnologias solares na arquitetura;
F) Os mecanismos regulatórios para a disseminação da tecnologia termossolar;
G) A habitação de interesse social e a tecnologia termossolar;
H) As linhas de pesquisa em energia solar;
I) As ações de eficiência energética e as tecnologias solares.


site: http://www.nipeunicamp.org.br/

Conferência Internacional da RILEM


 
02-04 de Dezembro de 2009

A Conferência Internacional RILEM sobre Processo de Reciclagem no Ambiente Construído (Recycle 2009) é promovida pela Escola Politécnica (Poli) da USP, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pela União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais, Sistemas e Estruturas de Construção (RILEM, na sigla em inglês).
O evento tem como objetivo discutir os desafios e as oportunidades no mercado de reciclagem, tanto de resíduos do segmento da construção civil como de indústrias de outros setores.
O reaproveitamento de resíduos da construção civil e demolição (RCD) será um dos assuntos de destaque no evento, já que este setor é responsável por 50% de todo o resíduo urbano e por 40% da extração de recursos minerais.

“Reduzir a pressão sobre o consumo de recursos naturais é imprescindível para o desenvolvimento sustentável, e para que isso ocorra é necessário ampliar ao máximo o uso de resíduos reciclados”, afirma um dos coordenadores do evento, o professor Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli.

site: http://www.recycle2009.org/

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rochaverá Corporate Towers recebe LEED Gold




Referência em construção sustentável no país, as duas primeiras torres do Rochaverá Corporate Towers acabam de ser certificadas pelo GBC – Green Building Council - com o LEED na categoria ‘Gold’. De propriedade do Autonomy Investimentos, o Rochaverá foi concebido pela Tishman Speyer, com projeto do escritório Aflalo & Gasperini. A construção está a cargo da Método Engenharia e o projeto de sustentabilidade é de responsabilidade do Grupo SustentaX.
Para a obtenção da certificação, o complexo de torres empresariais atendeu a quatro critérios: redução do consumo de energia e dos custos operacionais e de manutenção; diminuição do uso de recursos ambientais não renováveis; melhora da qualidade do ar interno do edifício; melhora da qualidade de vida e da saúde dos usuários, otimizando a qualidade do ambiente construído.
As quatro torres do empreendimento envolvem investimentos de R$ 600 milhões. Os dois primeiros edifícios estão integralmente locados, assim como a torre ‘C’, cujas obras devem ser concluídas em 2010, e a ‘D’ foi negociada antes mesmo do início das obras, de acordo com Luiz Henrique Ceotto, diretor de Design & Construction da Tishman Speyer.
As fachadas inclinadas dão identidade aos edifícios, que têm 17 pavimentos e 58 mil m2 de área locável. Com 11 elevadores cada um – sendo oito sociais, distribuídos em zona baixa e alta, um de serviço e outros dois que darão acesso às garagens – os edifícios têm andares tipo com pé-direito de 2,8 m e um vão livre entre 11,5 m, e mais de 20 m em torno de um núcleo de serviços, proporcionando áreas totais de 1,6 mil m2 a 2 mil m2.

LOCAL
Localizado na Avenida das Nações Unidas, ao lado dos shoppings Morumbi e Market Place, o Rochaverá oferece acesso direto a dois dos principais centros comerciais de São Paulo, além de fácil conexão com todas as regiões da cidade, em função da proximidade de importantes avenidas como a Marginal Pinheiros, Luis Carlos Berrini, Roque Petroni Junior e Jornalista Roberto Marinho. O complexo também está integrado com a Estação Morumbi do Trem Metropolitano, já em operação, cuja linha será futuramente interligada com a linha quatro (amarela) do Metrô. Além disso, a integração com a região foi concluída com o projeto de complementação das calçadas e de alargamento de um trecho da Avenida Chucri Zaidan, que serve como alternativa de trajeto para aliviar o tráfego local.


ÁGUA
O engenheiro Luiz Henrique Ceotto revela que as soluções empregadas para uso e conservação da água resultaram em redução de 50% de consumo. Num edifício de porte semelhante, na média anual são consumidos 197 litros por metro quadrado, contra 122 litros por metro quadrado do Rochaverá. “Implementamos, basicamente, o tratamento de água de chuva, da água cinza - de lavatório - e da água de condensação das torres de resfriamento. Depois de tratada, essa água é encaminhada para as torres de resfriamento e irrigação de jardins”, explica. Neste momento, a Tishman estuda a possibilidade de implantação de ETE – Estação de Tratamento de Água de Esgoto, o que reduziria o consumo total para 57 litros por metro quadrado.

ENERGIA
A economia de energia elétrica no Rochaverá foi da ordem de 10,5% em relação ao edifício padrão da norma técnica internacional ASHLEY. “Já pelo padrão brasileiro, um edifício como esse consome 40,96 kWh/m². Nós vamos cair para 22,40 6 kWh/m², o que representa quase 50%”, comemora Ceotto.
Ele elenca as várias tecnologias empregadas que colaboram para a eficiência energéticas dos prédios, a começar pela automação de toda iluminação. “Nas áreas próximas das fachadas, a iluminação dos escritórios pode ser reduzida ou desligada para aproveitar a luz solar. Isto é feito automaticamente, através de sensores”, explica o diretor da Tishman Speyer.
Os elevadores instalados são de alta eficiência, dotados de sistema de otimização de tráfego. “O usuário, ao se identificar na recepção do prédio, informa o andar onde deseja ir. Ao inserir o crachá na leitora da catraca, um painel do próprio equipamento informa o número do elevador que a pessoa deverá utilizar. Fica, inclusive, dispensada a necessidade de apertar o botão no painel do elevador para pedir o andar. O elevador ‘conversa’ com a catraca e já sabe para qual pavimento deve se dirigir”, conta Ceotto.
A economia proporcionada chega a 30% da energia gasta pelo elevador em relação aos convencionais. “Porque, além da otimização de tráfego, ele é dotado de sistema regeneração de frenagem”, diz o engenheiro explicando que a frenagem dos elevadores convencionais é obtida através do atrito, o que leva à perda dessa energia pelo calor. “Os motores dos elevadores do Rochaverá freiam por sistema eletromagnético. Na frenagem, eles se tornam um gerador e armazenam essa energia num banco de capacitores que é utilizada para a próxima partida”, destaca.
O sistema de ar condicionado também se caracteriza pela alta eficiência energética. “Trata-se do sistema de ar condicionado com chillers de primário variável. É uma tecnologia que consome menos energia no transporte de calor de dentro para fora do prédio. Através de uma central, esse sistema opera em conjunto com geradores de energia com motores a gás. O calor do escapamento e do motor do gerador se transforma em frio. Com isso, cerca de 20% de todo frio do prédio é obtido através desse processo”, revela Ceotto.

A renovação do ar do edifício – procedimento que num prédio convencional é feita 20 vezes/hora -, no Rochaverá ganhou a ajuda de sensores de gás carbônico que troca o ar somente quando necessário. A solução reduz o gasto energético com o ar condicionado, pois otimiza a renovação em ambientes onde há poucas pessoas trabalhando.
Nas fachadas cortinas, foram empregados vidros de alta eficiência energética que fazem com que a luz passe para o ambiente deixando a maior parte do calor do lado de fora. Laminados, esses vidros asseguram isolamento acústico – benefício que contou, ainda, com o tratamento acústico de todas as casas de máquinas. “Conseguimos uma redução de ruído em torno de 35 Db, o que é um excelente índice”, afirma o diretor.


MAIS CONFORTO
A Tishman Speyer fez a descontaminação do terreno onde o complexo foi erguido, ação necessária porque a área abrigou uma indústria de fertilizantes no passado. Atendendo exigência do LEED, foi providenciado bicicletário para os usuários do edifício. A região do edifício é ainda servida por linhas de ônibus e trem. O estímulo ao uso do transporte coletivo resultou na criação de um mínimo possível de vagas de estacionamento, “porém, acima do que o LEED gostaria, afinal, não é uma opção fácil para as pessoas, principalmente pelos executivos”, comenta, referindo-se ao desconforto dos meios de transporte em São Paulo.


PAYBACK
Dos R$ 600 milhões de investimento total no complexo Rochaverá, as torres A e B consumiram a metade. “Essa obra ficou entre 2% e 3% mais cara na comparação com uma construção convencional. Através da economia proporcionada à operação do edifício, o payback é de três anos, principalmente se o edifício for locado rapidamente, o que ocorreu com os dois primeiros edifícios”, enfatiza o diretor.
Segundo ele, como a Tishman administra a operação dos prédios comerciais que desenvolve em todo o mundo, é sua política investir em sustentabilidade. “Existe uma grande dicotomia da indústria da construção civil, ou seja, quem investe não é quem se beneficia e, normalmente, quem se beneficia não acredita naquele investimento e não paga mais por isso. A Tishman é tão ligada a sustentabilidade por que atua simultaneamente nas duas pontas”, explica. Nem por isso a locação é mais cara. Deveria, segundo Ceotto, porque o cliente vai pagar um condomínio muito menor. “O condomínio de um edifício como Rochaverá é 30% menor do que o de um prédio convencional”, conclui.



Fonte: Redação AECweb

sábado, 21 de novembro de 2009

Festival Natura Nos About Us

O Festival Natura Nós About Us chega à sua segunda edição neste ano. Com o tema “o mundo é nessa escolha”, o evento busca proporcionar experiências que revelem o poder de protagonista de cada um na construção de um mundo melhor. Neste ano a festa acontece nos dias 21 e 22 de novembro, na Chácara do Jockey, com shows de Sting, Jason Mraz, Lenine, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e AfroReggae. Além disso, terá uma intensa programação paralela que inclui oficinas com cooperativas, grupos culturais, exposições com artistas e designers que trabalham com material reciclado e praça de alimentação orgânica. Novidades: O primeiro dia do festival é dedicado à família, com atrações especiais para as crianças. Além de shows da premiada dupla Palavra Cantada, do coral mineiro Meninos do Araçuaí, do Hi-5 Cinco Sentidos, baseado na série infantil do Discovery Channel e da Turma da Mônica, o programa inclui oficinas de percussão ministradas pelo AfroReggae.Já no segundo dia, o festival recebe o cantor, compositor e criador da Rainforest Foundation, o multi-instrumentista Sting, além de Jason Mraz, um dos principais astros pops da atualidade, autor dos consagrados hits I´m Yours e Lucky, que vem ao Brasil pela primeira vez. Os brasileiros Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Lenine e AffroReggae completam o line-up do evento.O público poderá conhecer ainda o processo de triagem, reciclagem e compostagem de todo o lixo gerado durante o festival e utilizar o “Pratique Verde”, ferramenta do Google Maps que permite localizar e marcar onde gostaria de plantar sua muda ou semente, presente do festival. Os participantes também serão incentivados a praticar a carona compartilhada ou ainda a virem de bicicleta para o festival, como forma de reduzir seu próprio impacto ambiental.

Sábado, 21 novembro:

10h – 11h Meninos do Araçuaí

11h – 12h Afro Mix

13h – 14h Turma da Mônica

14h – 15h Palavra Cantada

16h – 17h Hi 5


Domingo, 22 de novembro:

14h30 – 15h AfroReggae

15h15 – 15h45 Arnaldo Antunes

16h15 – 17h Carlinhos Brown

17h30 – 18h15 Lenine

18h45 – 20h Jason Mraz

20h30 – 22h Sting

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Manual de Etiqueta Sustentável


O Planeta Sustentável é um movimento de comunicação que promove a discussão de idéias inovadoras nas áreas de ambiente, urbanismo, políticas públicas e responsabilidade corporativa, entre outras.
Participam dele 36 revistas de grande circulação da Editora Abril e seus sites respectivos. O movimento elabora eventos e edita publicações próprias, também, como o Manual de Etiqueta 2.0, que traz dicas de como incorporar a sustentabilidade a seu dia a dia.
O manual mostra que possível promover pequenos gestos que conduzirão a grandes mudanças se forem adotados por todos nós. Um bom começo é praticar os “três erres”: reduzir, reutilizar e reciclar.
As dicas e informações podem ser aplicadas no dia-a-dia agora mesmo,em sua própria casa, no trabalho, circulando pelas ruas e em sua vida pessoal.
Não deixe de conferir e participar!

sábado, 7 de novembro de 2009

Campinas Decor 2010 em produção


Pela segunda vez o evento acontecerá do Instituto Agronômico de Campinas um espaço tombado como patrimônio histórico e projetado pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo. As obras de restauração e conservação deste importante bem cultural serão de fundamental importância para a ampliação das atividades de ensino e pesquisa, oferecidas no local.

O Cria Arquitetura estará presente na Mostra Campinas Decor 2010 com “Restaurante Bar e Lounge“. Neste projeto a sustentabilidade estará alinhada à preservação do patrimônio histórico, já que a área de aproximadamente 220m² destinada ao ambiente, é o Prédio da Estufa do IAC, que será restaurado para receber o “Restaurante, Bar e Lounge”, e se tornará um espaço dedicado a divulgação das práticas mais sustentáveis junto aos clientes e usuários do setor da construção.



Estamos muito empolgados com esse projeto, pois o prédio é lindo e uma ótima fonte de inspiração!

Nossa idéia agora é manter aqui no blog, um diário dos acontecimentos relativos ao Campinas Decor 2010.


Aguardem!


Equipe do Cria Arquitetura


Boas notícias!!

Felizmente nosso escritório cresceu e apartir de agora teremos novos arquitetos colaboradores postando aqui no blog. Carinhosamente chamados de "crietes", ou crias do cria, são eles: Juliana Mistro,Karen Trevisan, Leandro Gozzi e Rafaela Azevedo.

Bem vindos!!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009


O Leroy criou uma seção de sustentabilidade... tem um catálogo on-line.... e tem poucos produtos..... mas já é alguma coisa!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Prêmio Planeta Casa 2009 - Revista Casa Claudia nov.2009

O Loft Ecodecor, projeto vencedor do Prêmio Planeta Casa, teve grande destaque na última edição da revista Casa Claudia.
A foto da fachada posterior, com o destaque para o telhado verde, saiu na capa do encarte.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Prêmio Planeta Casa 2009 - Cria Arquitetura é tricampeão na categoria Design de Interiores


Boas notícias!!!
Somos mais um vez vencedoras do Prêmio Planeta Casa!!!
Ficamos muito orgulhosas ao receber o prêmio pela terceira vez com o projeto LOFT ECODECOR, desenvolvido para a Mostra Campinas Decor 2009.
O evento, na sua oitava edição, foi realizado no MAM e teve como homenageados os irmãos Campana.
Nosso projeto e os vencedores das outras categorias do Prêmio Planeta Casa 2009 estão na edição de novembro da Casa Cláudia.

"O espaço das arquitetas Juliana Boer e Maira Del Nero na Campinas Decor 2009 foi projetado para ser, dentro da mostra, um exemplo de sustentabilidade. Mas conseguiu ir além. Por suas qualidades estéticas, acabou eleito o melhor ambiente do ano pelo júri da exposição. “O loft atesta que já é possível decorar com materiais ecológicos, bonitos, de qualidade e com preços competitivos”, avalia Juliana Boer. Na construção de 98 m², a madeira, o elemento principal, aparece sob diversas formas: certificada, de manejo sustentável, de redescobrimento e até de poda urbana. A planta simples também dá seu recado: espaços compactos combinam com uma vida mais frugal."

Confira a reportagem no site da Casa Cláudia :
http://casa.abril.com.br/planeta-casa/vencedores-premio-2009.shtml

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cria é Finalista do Premio Planeta Casa 2009


Nós somos novamente finalistas do Prêmio Planeta Casa !

Esse ano estamos concorrendo na categoria Design de Interiores com o projeto Ecoloft desenvolvido para a mostra Campinas Decor 2009.

A Premiação será dia 28 de Outubro no MAM em São Paulo.

Estamos na torcida!!!!!

Espero que o post da semana que vem traga boas notícias!

HABITERÉCOLOGIQUE - Exposição sobre Arquitetura Sustentável

Em Paris dei de cara com uma Mega Exposição sobre arquitetura sustentável, “HABITERÉCOLOGIQUE - quelles architectures pour une ville durable?” bem próximo a Torre Eiffel fica a Cité de l’architecture & du patrimoine, ( metro Trocadéro) , onde a exposição está ocorrendo desde de 13 de maio e vai até 1º de novembro de 2009.
O início da exposição apresenta as múltiplas facetas do enfoque ambiental na arquitetura para permitir aos visitantes um entendimento da diversidade, complexidade e riqueza do tema.

Na seqüência, tem-se uma visão que coloca em perspectiva os eventos, obras e realizações, lembrando as reflexões sobre a ecologia que marcaram o século XX, na França e no mundo. Um mapa do mundo mostra a localização dos desastres relacionados às mudanças climáticas e dáuma visão geral da população, a urbanização e do impacto humano sobre o planeta. ( muuuuito bacana! )

De Frank Lloyd Wright e Hassan Fathy a Alejandro Aravena e Werner Sobek, uma sucessão de projetos que vão desde o low-tech a alta tecnologia, oferece um vasto panorama, dos conceitos de sustentabilidade na arquitetura.

A seqüência dedicada à abordagem francesa presta homenagem a alguns pioneiros
antes de dar um zoom em projetos recentes do grupo Habitat, que oferece alternativas muito interessantes para a casa.

A Ecoteca localizada dentro da exposição oferece aos visitantes informações sobre materiais e tecnologias mais sustentáveis.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Restauro Cine Odeon



Por ocasião do Festival de Cinema do Rio de Janeiro tive oportunidade de assistir a uma estréia no Cine Odeon e conhecer esse histórico edifício. Localizado na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, é um dos mais importantes, belos e charmosos cinemas do Brasil. A sala, inaugurada em 1926, passou por obras para recuperar suas características arquitetônicas originais e modernizar suas instalações, e recebeu equipamentos de última geração, além de um café e um espaço para eventos.

A iniciativa da Petrobras de restaurar o Cine Odeon foi uma importante ação voltada para a preservação de espaços para a exibição cinematográfica.
Atualmente, o patrocínio da Petrobras volta-se para a manutenção do cinema no intuito de viabilizar o espaço não apenas como sala de exibição cinematográfica, mas como um espaço aglutinador de eventos culturais, debates, cursos, mostras temáticas, retrospectivas, festivais, pocket-shows, saraus, recitais, exposições, exibição de curtas metragens e muito outros eventos culturais.

Fonte: Portal BR

Rio de Janeiro. Sustentabilidade nos Jogos Olimpicos


Sexta passada, dia 02 de Outubro estava no Rio de Janeiro para um fim de semana e tive a oportunidade de participar da comemoração da cidade pelo titulo de sede das Olimpiadas de 2016. A animação era geral, bandinhas de carnaval nas ruas, festa em copacabana e uma sensação de orgulho no ar. Porem algumas pessoas com quem conversei tinham duvidas sobre os reais beneficios dessa empreitada, principalmente devido as promessas não cumpridas dos Jogos Panamericanos.
Mas segundo a reportagem de domingo do O Globo, os beneficios serão muitos, principalmente na questao da sustentabilidade.
O Rio de Janeiro quer chegar aos jogos Olímpicos de 2016 como uma Cidade Verde.O Comitê Olímpico Internacional promete o plantio de 24 milhões de arvores ate o evento, sendo que todas as instalações, de alguma forma, neutralizarao as emissões de carbono geradas durante a competição. Para alcançar essa meta, estão previstas medidas como uma nova regulamentação para formas de compensação de impacto ambiental e a ampliação do projeto de reflorestamento, com investimentos públicos e privados.
Uma das propostas já se encontra em fase de regulamentação pela secretaria e deve ser implantada ate o fim do ano. O licenciamento de novas construção no Rio com área superior a 180 metros quadrados, só será autorizado se o responsável propuser medidas para neutralizar as emissões de CO2 pelos projetos.
O objetivo e fazer o construtor propor alternativas sustentáveis e prever construções com sistemas passivos como reaproveitamento de água de chuva e energia solar. Ou então compensar suas emissões plantando árvores nas áreas indicadas pela prefeitura.

Algumas Promessas ambientais

Baia e lagoas. Esta no caderno de encargos da Rio 216 a recuperação da Baia de Guanabara.O desafio e grande, já que outras tentativas, como o bilionário programa de despoluição iniciado em 1995, fracassaram. Outra promessa e a da recuperação das lagoas da Baixada de Jacarepaguá. Para isso, estão previstas novas unidades de tratamento de esgoto, a extensão da rede coletora e a implantação de programas de educação ambiental.

Desmatamento. A cidade se compromete a criar uma política de tolerância zero ao desmatamento da Mata atlântica, para acelerar e recuperar o entorno dos parques da tijuca e da Pedra Branca. A medida será estendida ainda ao manguezais das lagoas da Barra.

Lixões e Lixo. O compromisso e eliminar todos os lixões da cidade. Alem da promessa de criar novas estratégias para a reciclagem do lixo, a prefeitura pretende tratar e reaproveitar 100% do lixo solido gerado durante os preparativos e a operação dos jogos. O entulho de novas construções deve ser enviado para usinas de reciclagem.

Reuso da Água. A organização dos jogos implantara mecanismos para reaproveitar a água da chuva e um sistema de economia de energia elétrica com painéis solares nas instalações esportivas e nas vilas a serem construídas.

Solo. As novas construções deverão ser precedidas de estudos de contaminação do solo.

Sustentabilidade. Os Jogos de 2016 terão a Divisão Olímpica de sustentabilidade, para gerenciar todos os projetos ambientais e de sustentabilidade.

Transporte. Para o corredor T-5(sistema de ônibus articulados entre a Barra da tijuca e a Penha), estuda-se a adoção de veículos que usem algum tipo de biocombustivel. O impacto visual será minimizado com barreiras verdes.

Pavilhão. A organização construirã um pavilhão de mudanças climáticas no Parque Olímpico, com um espaço cientifico para conscientizar o publico da importância do tema.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Turistando....

Arquiteta turistando pela Europa já viu né...
Vou postar algumas imagens de edifícios bacanas, coisas que vi e gostei! Alguns são bem conhecidos e são projetos de arquitetos consagrados.... outras são projetos bons e bonitos!