sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Maior prédio comercial movido a energia solar do mundo é inaugurado na China

     A China inaugurou em Dezhou, no noroeste do país, o maior prédio comercial movido a energia solar do mundo. O empreendimento, conhecido como Altar do Sol e da Lua, possui cinco leques de painéis solares instalados na cobertura, que ocupam uma área de cinco mil m², gerando 95% da energia necessária para o local.
     O edifício de 75 mil m² abrigará escritórios, centros de pesquisa científica, salas de reunião e treinamento, um centro de exposições e hotel. Além dos painéis solares, que economizam mais de 30% mais energia do que a meta de economia estipulada pelo governo, a concepção do projeto do prédio também foi ecoeficiente, exigindo apenas 1% da quantidade de aço que foi utilizada na construção do Ninho do Pássaro, um dos estádios olímpicos de Pequim.
     Já com relação ao design, segundo o governo chinês, o prédio é inspirado em um relógio de sol e nos caracteres chineses para sol e lua. A cor branca adotada na fachada simboliza energia limpa, além de ajudar a refletir a luz do sol, reduzindo o calor.
     O prédio será sede do 4º Congresso Mundial sobre Cidades Solares, que será realizado em 2010.


Empreendimento é conhecido como Altar do Sol e da Lua

Painéis geram 95% da energia necessária para o edifício

Cinco leques de painéis solares ocupam área de cinco mil m²

Cor branca da fachada simboliza energia limpa, além de ajudar a refletir a luz do sol, reduzindo o calor


quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Blog do CBCS

Acompanhe o CBCS no Blog http://cbcsnoticias.blogspot.com/
Esse é um sistema que queremos especificar para a próxima obra.... acho q a embalagem e fixação das embalagens PET com um filme plástico, possibilitam que em uma futura demolição, as garrafas possam ser separadas e reutilizadas ou recicladas....

Lajes Pré-Fabricadas Treliçadas que utilizam garrafas Pet descartadas como elementos de enchimento em substituição às lajotas cerâmicas e EPS (isopor).
 
A utilização das garrafas PET soltas em painéis treliçados, sempre apresentaram irregularidades na altura necessária de capeamento e nervuras da laje, devido sua movimentação durante a concretagem.
Provocavam também aumento elevado no consumo de concreto, exatamente na “zona neutra” da laje,aumentando o peso próprio sem gerar nenhum beneficio.

A grande inovação, que na realidade é um aprimoramento do sistema, foi a fixação das garrafas pet em uma base com filme plástico, evitando sua movimentação durante a concretagem em obra.



Viabilidade Técnica:

A utilização de “elementos de enchimento” com materiais inertes, maciços ou vazados, esta prevista em Norma NBR14859-1, cuja resistência deve suportar carga mínima de ruptura de 0,7 KN.

Deve ser alertado que, quando se utilizar tão somente garrafas pet, o acabamento inferior não será uniforme, para fazer o acabamento “liso” é necessária a utilização de placas de gesso ou de uma tela, fixada nas vigas, que permite a aderência do reboco ou chapisco.

Todavia, verificou-se que as garrafas pet, utilizadas pelo processo da Salema, apresentara maior capacidade de resistência comparada ao eps utilizado no mercado.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Idéias inovadoras

O papel da tecnologia na transformação da sociedade a um modelo mais sustentável, é questionada no sentido de ser solução única para árdua tarefa. Porem é inegável que viabilize soluções inovadoras, capazes de mitigar os problemas atuais relacionados aos impactos ambientais das atividades humanas.
Atualmente podemos conferir essas inovações no desenvolvimento de produtos e serviços de diversas empresas em todo mundo, mas essa semana dois "produtos" em especial chamaram a atenção, e motivaram esse post, por envolver questões de mobilidade urbana e reaproveitamento de água da chuva. Portanto linkamos a seguir o site da empresa responsável por essas duas idéias e um artigo relacionado, para uma leitura mas completa dos cases.

Ciclovia Virtual: um projetor a laser acoplado a traseira da bike desenha na superfície pecorrida o símbolo universal dos ciclistas. A ciclovia segue a bike.











Raindrops: desenhado para um competição de design, com o tema pobreza, o sistema tenta resolver o problema do fornecimento de aguá limpa em comunidade mais carentes de infra-estrutura. Através de um plug e um pilar, o usuário reutiliza garrafas pet para captar aguá da chuva para uso diverso.








http://www.altitudeinc.com/ (empresa responsável)


Campinas Decor 2010 em busca das parcerias...

Até esta semana fechamos várias parcerias bacanas para o fornecimento de produtos e materiais para nosso espaço na Campinas Decor 2010.
Ainda estamos aguardando algumas respostas importantes
Até o final do ano vamos publicar uma lista com os fornecedores parceiros!
Aguardem.....

Abaixo algumas imagens clicadas por Marcelo Hobeika, arquiteto que será responsável pelo restauro do prédio da Estufa, juntamente com  a arquiteta Izilda Moraes.




quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ecobuild 2010


Ecobuild, um dos maiores eventos internacionais de construção sustentável, ocorrerá em Março de 2010 em Londres, Inglaterra.
O evento integra aprendizagem formal com experiência prática, pois além de palestras e seminários, conta com aproximadamente 850 espoxitores de produtos sustentáveis.
A inscrição é grátis e pode ser feita através do site http://www.ecobuild.co.uk/


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Campanha greenpeace





Foto: Greenpeace/Divulgação
Presidente Lula foi criticado em outdoor com os dizeres "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos"


O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi citado em uma campanha organizada pelas ONGs ambientais Greenpeace e TicTacTicTac que critica a falta de ações de líderes mundiais para travar o aquecimento global. O protesto, realizado em Copenhague, na Dinamarca, ocorre há menos de uma semana da Cúpula sobre Mudança Climática, que será realizada de 7 a 18 de dezembro.
Em outdoors espalhados pelas ruas, com os dizeres "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos", as lideranças aparecem mais velhas e arrependidas no ano de 2020.

Além de Lula, também foram lembrados os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da França, Nicolas Sarkozy, da Rússia, Dmitry Medvedev, e os Chefes de governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, da Inglaterra, Gordon Brown, e da Alemanha, Angela Merkel.

"Esperamos que estes anúncios prevejam um futuro errado - um futuro em que os líderes mundiais olham para o passado, para uma cúpula que falhou, com uma atitude de 'podia, deveria'. Ainda há tempo para mudar o futuro", afirmou o Greenpeace em seu site. "Para que as lideranças evitem arrependimentos, a nossa receita é: alcancem um acordo justo, ambicioso e vinculativo para salvar o planeta", alertou a ONG em comunicado.

fonte: Terra notícias

Coleta de lâmpadas usadas na La Lampe

Lojas funcionam como ponto de coleta de lâmpadas usadas.

Sustentabilidade é a palavra de ordem em nosso mundo contemporâneo. Preocupada com esta questão, as lojas da Lampe em todo o Brasil estão funcionando como ponto de recebimento e coleta de lâmpadas fluorescentes usadas. Todo o material recolhido será descontaminado e encaminhando para a reciclagem.

A execução do projeto foi possível graças a uma bem sucedida parceria com a empresa Trampoo, ligada ao CIETEC – Centro Incubador de Empresas de tecnologia da USP-SP, que atua na gestão de serviços de descontaminação de lâmpadas que contenham mercúrio.

A proprietária da La Lampe em Campinas, Luciana Cruz, afirma que esta iniciativa é parte integrante das diretrizes da empresa, que incentiva as práticas sustentáveis. Segundo ela, mesmo não atuando diretamente nas etapas produtivas, a La Lampe tem consciência de sua responsabilidade social. Por intermediar a venda dos produtos ao mercado, a empresa tem condições de estimular este elo tão importante entre os pólos da cadeia.

Para Luciana, esta medida reitera o comprometimento da La Lampe com os princípios básicos da sustentabilidade, com vistas à preservação do meio ambiente e da saúde pública, contribuindo para evitar que os chamados materiais pesados das fluorescentes sejam lançados em lixões, contaminando assim os lençóis freáticos e os mananciais.

Em Campinas, o ponto de recebimento das lâmpadas está instalado na La Lampe localizada na rua Emílio Ribas, 984, Cambuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3253-3502.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Evento NIPE/Unicamp - Energia Solar Térmica de Baixa Temperatura



Dias 03 e 04 de Dezembro de 2009
Auditório da Biblioteca Central da Unicamp
Campinas-Sp

O Evento irá reunir especialistas para apresentar propostas e debater questões técnicas e políticas para nortear a ampliação do uso da energia solar para aquecimento de água para as condições brasileiras, implementando a comunicação e a divulgação do atual desenvolvimento tecnológico das energias térmicas de baixa temperatura no Brasil. É dirigido aos agentes envolvidos no setor energético brasileiro tais como pesquisadores, universidades, ONGs, associações e federações, empresas públicas e privadas, instituições governamentais dentre outros.

Temática Geral

A utilização da energia solar para aquecimento de água para baixas temperaturas e as ações e estratégias desenvolvidas para a sua disseminação.

Temáticas Específicas

A) Aquecimento de água (residências uni e multi familiares; hotéis, hospitais, clubes, indústrias, etc) e o de piscinas e vestiários:
B) Utilização da energia solar para geração de calor Industrial de baixa temperatura.;
C) Mercado para a adoção da energia solar em baixas temperaturas;
D) Tecnologias existentes, integração com outros sistemas;
E) A integração de tecnologias solares na arquitetura;
F) Os mecanismos regulatórios para a disseminação da tecnologia termossolar;
G) A habitação de interesse social e a tecnologia termossolar;
H) As linhas de pesquisa em energia solar;
I) As ações de eficiência energética e as tecnologias solares.


site: http://www.nipeunicamp.org.br/

Conferência Internacional da RILEM


 
02-04 de Dezembro de 2009

A Conferência Internacional RILEM sobre Processo de Reciclagem no Ambiente Construído (Recycle 2009) é promovida pela Escola Politécnica (Poli) da USP, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pela União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais, Sistemas e Estruturas de Construção (RILEM, na sigla em inglês).
O evento tem como objetivo discutir os desafios e as oportunidades no mercado de reciclagem, tanto de resíduos do segmento da construção civil como de indústrias de outros setores.
O reaproveitamento de resíduos da construção civil e demolição (RCD) será um dos assuntos de destaque no evento, já que este setor é responsável por 50% de todo o resíduo urbano e por 40% da extração de recursos minerais.

“Reduzir a pressão sobre o consumo de recursos naturais é imprescindível para o desenvolvimento sustentável, e para que isso ocorra é necessário ampliar ao máximo o uso de resíduos reciclados”, afirma um dos coordenadores do evento, o professor Vanderley John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Poli.

site: http://www.recycle2009.org/